Marketing Médico: aprenda a fidelizar os pacientes atuais
23/11/2017

O marketing é uma ferramenta de grande importância para quem quer divulgar seu trabalho, não importa se o trabalho é no segmento comercial, no artístico e, inclusive, no ramo da medicina.

No contexto do marketing médico, por exemplo, as redes sociais são de grande importância, visto que hoje em dia elas fazem parte do nosso cotidiano. Não por acaso é cada vez mais frequente que as pessoas procurem na internet nomes de clínicas e médicos.

Nesse caso, fazer uso das redes sociais no marketing médico possibilita criar uma relação mais estreita com o público, ou seja, com os pacientes.

Além disso, o marketing médico não difere muito dos outros segmentos de marketing, pois também exige planejamento e a utilização dos canais certos para a comunicação.

Hoje em dia, diante de uma ampla variedade de redes sociais, é preciso compreender as características específicas de cada uma delas e, dessa maneira, saber utilizá-la da forma adequada para se aproximar do seu público.

A utilização do Facebook

Quando o assunto são as redes sociais, o Facebook é uma das mais utilizadas. É raro encontrar alguém atualmente que não tenha um perfil nessa rede. Nesse contexto, é válido lembrar que o Facebook oferece recursos interessantes para a realização de um eficiente marketing digital. Entre essas possibilidades está a criação de uma fanpage, onde por meio dela o médico pode divulgar as suas atividades, bem como postar conteúdos relevantes para criar um elo de comunicação mais coeso com os pacientes. É apenas na opção fanpage que o paciente irá visualizar informações pertinentes, tais como endereço da clínica, mapas, entre outros.

Além da fanpage, é possível também criar no Facebook um perfil profissional, em que poderão ser postados temas relacionados com a atividade médica. Além disso, se o médico possui um site ou um blog, divulgar as postagens do seu blog na sua fanpage e no seu perfil do Facebook é uma excelente maneira para gerar tráfego.

É interessante também que o nome da fanpage leve o nome da clínica ou consultório. Ou, se preferir, o nome do médico mais a sua especialidade, pois isso facilita que você seja encontrado por pacientes que procuram um médico pela internet.

O Twitter para o marketing médico

Caracterizado por comportar mensagens de poucos caracteres, o Twitter é também uma das mais utilizadas redes sociais hoje em dia. O Twitter pode ser utilizado para divulgar uma clínica, já que ele possibilita contato com todos os seus seguidores que estiverem online naquele momento, assegurando uma boa quantidade visualizações e sendo um canal mais dinâmico para se comunicar com os formadores de opinião.

É interessante tuitar em horários de maior movimentação online, bem como utilizar as chamadas hashtags, que atraem bastante visualização. Além disso, o Twitter comporta todos os principais tipos de comunicação que as pessoas costumam consumir atualmente: textos, fotos, links e vídeos.

O Instagram para o marketing médico

O Instagram já se consolidou como uma das mais influentes redes sociais. Para promover um marketing eficiente por meio do Instagram é essencial que os conteúdos sejam relevantes. Sendo assim são válidas dicas de saúde em geral, novidades no ramo da saúde, bem como esclarecimento de dúvidas. Além disso, publicações acerca do cotidiano do consultório humanizam e estreitam ainda mais a relação médico e paciente.

É válido também fazer uso de hashtags e, por ser uma rede social bastante visual, é importante ter o decido cuidado e capricho nas fotos.

O uso de LinkedIn

Famoso por ser a rede social mais voltada para manter contatos profissionais, o LinkedIn também é relevante para o marketing médico, já que ele pode ampliar bastante o seu networking. É interessante, nesse caso, priorizar a publicação de artigos no Pulse do LinkedIn, pois torna você mais visível entre os seus contatos, garantido assim também mais credibilidade para o seu trabalho.

Além de todas essas redes sociais citadas, uma dica bônus para melhorar o marketing médico é a utilização do Whatsapp Corporativo. Devido a sua mobilidade e também a possibilidade de divulgar mensagens curtas e rápidas, ele se torna um canal de comunicação bastante versátil.

Portanto, valorize o poder de alcance do marketing médico ainda mais com o auxílio das redes sociais.

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