Marketing Médico: aprenda a fidelizar os pacientes atuais
23/11/2017

Estar à frente da gestão de um consultório ou uma clínica de saúde é um grande desafio, já que além de ficar atento à qualidade do atendimento dado aos pacientes, é preciso conquistar lucratividade e cuidar do marketing médico.

E é neste último quesito que as dificuldades são ainda mais aparentes, já que poucos profissionais da área da medicina possuem conhecimento em marketing médico e estratégias de divulgação para o mercado. Por isso, é comum que acabem ficando dependentes de formas antigas de divulgação, como por exemplo, a famosa “talkability”, que se refere ao boca a boca entre pacientes, ou ainda ficam somente na dependência da comunicação oficial dos convênios aos quais estão afiliados.

Mas afinal, será que existem outras formas de conseguir mais visibilidade? A resposta é sim, e é possível conquistar muito mais pacientes do que você imagina. A seguir, conheça algumas táticas efetivas para melhorar o seu marketing médico e apostar em novas estratégias que vão muito além do que todos os seus concorrentes já estão realizando. Confira.

Como melhorar o marketing médico e conquistar novos pacientes

1. Conheça o seu mercado de atuação

O primeiro passo para garantir mais resultado nas estratégias de marketing médico é ter em mente quem são os seus pacientes. Isto é, saber quem é seu público-alvo ideal, idade, comportamento e muito mais. Com isso, vai ficar muito mais fácil entender quais são os canais mais indicados e, principalmente, qual a linguagem que deve ser adotada.

2. Escolha quais são seus diferenciais

Antes de tomar qualquer atitude, faça um planejamento focando no tipo de imagem que deseja transmitir. Isto é, foque em seus pontos positivos e nos diferenciais que possui em relação a outras clínicas ou consultórios da cidade.

3. A internet pode ajudar com o marketing médico

Sair do lugar-comum é essencial para o sucesso do marketing médico, ainda mais nos dias de hoje, e a internet pode ser a solução que faltava. Afinal de contas, em um mundo cada vez mais conectado e movimentado, quase ninguém mais procura médicos nos catálogos dos planos ou nos sites dos canais oficiais.

Para isso, crie um site interessante, passe a produzir conteúdo referente a área de atuação de seu consultório e clínica e aumente a visibilidade com bastante eficácia. Quanto melhor a qualidade deste conteúdo, mais ele ajudará a criar uma imagem consistente de quem realmente compreende do assunto.

Dependendo do tipo de conteúdo e da sua dedicação a esta atividade, este tipo de ação pode transformar sua clínica em uma clínica referência em sua região. E mais: este tipo de trabalho faz com que você consiga ajudar um grande número de pessoas – e, mesmo que não se tornem pacientes no curto prazo, poderão divulgar a sua imagem para outros, aumentando as possibilidades.

4. Mantenha-se sempre por perto

Outro ponto essencial é não se esquecer dos pacientes já atendidos, mesmo aqueles que nunca mais voltaram a clínica. Invista em uma forma de continuidade de relação, através de envio de mensagens, lembretes ou até cartões. Isso acaba estreitando os laços e garantindo que retornem ao seu espaço sempre que estiverem precisando de um apoio de saúde em sua área de especialidade.

Com estas dicas seu marketing médico vai conquistar resultados cada vez melhores e sua clínica vai garantir uma melhor vida útil e sustentabilidade.

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