Saiba porque é que o mercado está a investir em Autoridade Digital

Saiba porque é que o mercado está a investir em Autoridade Digital

Por um lado, a Era Digital trouxe consigo inúmeras praticidades para viabilizar a comercialização e as vendas pelos meios virtuais. Por outro, trouxe às empresas a necessidade de batalhar pela conquista autoridade digital dentro dos seus respectivos segmentos – uma exigência mínima tanto para se destacar, como para permanecer firme no mercado.

 

No meio de um espaço infinito em que todos podem oferecer seus produtos e serviços, é essencial contar com pontos de diferenciação estratégicos. E é justamente aqui que a autoridade digital se encaixa. Mas sabe o que é e para que serve?

 

Neste artigo, fique a conhecer as melhores dicas e os passos que indicam e evidenciam a importância de investir em ser autoridade digital e aprenda como fazer isso já!

 

 

O que é a Autoridade Digital?

 

Visto que o texto trata especificamente sobre este assunto, primeiro é importante ressaltar o que é a autoridade digital. Caso contrário, não irá compreender a sua importância para os empreendimentos virtuais.

 

A autoridade é o poder ou até mesmo direito de decidir, de obedecer ou direcionar.  Num cenário virtual, ser uma autoridade num determinado assunto ou segmento acontece quando o lead encontra tantos pontos e aspectos positivos na empresa que acaba por não ter dúvidas sobre seguir as suas orientações e dicas.

 

Alguém que tenha tamanha autoridade acaba por ser ouvido, mencionado, partilhado, referenciado e muito mais. Tudo bastante benéfico para o nosso objetivo principal: crescer e expandir os negócios, sejam eles quais forem.

 

Como utilizar a Autoridade Digital a favor do seu negócio?

 

Já sabe que é realmente importante ter autoridade dentro do seu ramo, mas ainda assim vale a pena destacar alguns pontos importantes sobre como utilizar esse fator a seu favor. A seguir, veja como ser uma autoridade digital apta a obter total sucesso:

 

1.Mais autoridade, menos “pechinchas”

 

Há cada vez mais ofertas e de propagandas bastante semelhantes. Então, o cliente passou a utilizar com maestria o seu poder para negociar com a empresa antes de fechar uma compra ou contratação. 

 

Quando a empresa ainda não possui autoridade é mais comum que acabe por ceder, ou seja, diminuir o valor final dos produtos e serviços para não perder o cliente. 

 

No entanto, quando existe autoridade, o cliente já conhece a reputação do negócio e está disposto a pagar o valor necessário para obter os diversos produtos e serviços. Sem o cliente desistir de procura uma “pechincha”, a negociação ocorre de modo muito mais rápido e vantajoso para a empresa.

 

2.Clientes compram de empresas que já possuem notoriedade online

 

Partindo exclusivamente para o cenário virtual, as dúvidas sobre comprar online são recorrentes, devido ao constante medo de fraudes ou até mesmo de receber produtos que não condizem com o anunciado, não é?

Mas de certeza que já reparou que alguns websites em específico já atingiram um nível em que essas dúvidas não fazem sentido, tendo em conta a notoriedade que essas marcas alcançaram.

 

Esse deve ser precisamente o seu objetivo! Conquistar clientes a partir da notoriedade, ou seja, da autoridade digital. 

 

Ao considerar comprar um produto ou serviço que a sua empresa oferece, o cliente não pode em circunstância alguma ter dúvidas! A sua marca deve ter uma história capaz de lhe inspirar segurança na hora H.

 

3.Para ganhar autoridade, é necessário ensinar e não só vender

 

Outro ponto realmente importante é que, para se tornar uma autoridade digital, é imprescindível fazer mais do que vender. Por mais que suas estratégias sejam excelentes, para atrair e (principalmente!) reter clientes será necessário mais do que isso, ou seja, o seu site deverá investir em conteúdos que fujam do “Compre agora. Compre já”.

 

Nesse sentido, desenvolver conteúdos pertinentes, sobre assuntos que realmente interessam ao lead, é uma das formas mais eficientes de ter retorno. Não peça ao cliente que compre o seu produto, explique o quão a sua vida será mais fácil graças a esta aquisição – e tudo isso de modo bastante subtil, sem forçar nada. 

 

Estude o que oferecer ao seu lead, aprenda a nutri-lo e veja como os seus resultados melhoram!

 

4.Outbound e Inbound Marketing 

 

Tornar-se uma autoridade envolve apostar nas melhores estratégias de marketing. Precisamos de ressaltar que marketing  sofreu uma divisão drástica há algum tempo: existe o outbound, também chamado de marketing tradicional, e também o inbound, o marketing de atração. 

 

Sem dúvida que o Inbound marketing é a estratégia do momento! Este tipo de marketing engloba o cuidado com as redes sociais e a produção de bons conteúdos que geram interesse no público-alvo. Então, é a alternativa mais viável para quem deseja tornar-se uma autoridade digital a custos visivelmente menores.

 

Outro ponto interessante é que o inbound possibilita que um número maior de pessoas tenha acesso ao mesmo conteúdo – conteúdo esse que é também a porta de entrada para a converter novos visitantes em leads.

 

5.Autoridade digital e a comunicação bilateral

 

Por fim, também é importante destacar que para ter autoridade digital é importante que a empresa não se mantenha num pedestal, mas sim que esteja sempre disponível para os seus leads e prospects.

 

A comunicação deve ser necessariamente bilateral, ou seja, ambos devem falar, ouvir e trocar informações para que as negociações possam realmente fluir. Estas conversas podem tornar-se uma oportunidade de conquistar o cliente ao demonstrar um conhecimento amplo sobre o mercado em que se está inserido, repercutindo assim na concepção e no seu conceito pessoal de autoridade digital.

 

Já é uma autoridade digital dentro do seu segmento de atuação? Os seus clientes, leads e potenciais leads reconhecem a sua marca como um nome de sucesso dentro do tema ou área de atuação? 

 

Ter essas definições bem claras possibilitará que suas estratégias sejam reformuladas e readequadas, levando ao crescimento do seu negócio online.

 

Seja agora mesmo uma autoridade digital! Coloque em prática tudo o que leu aqui e faça a diferença a partir de agora. Partilhe nos comentários quais são as primeiras atitudes que vai tomar para que o seu negócio online também seja uma verdadeira autoridade!

 

 

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